Alunos do 2º ano do Curso de Ciências da Educação da UNI-CV visitaram esta tarde o Centro de Emergência Infantil, na capital do país, para pôr em prática um projecto elaborado no âmbito da disciplina intitulada "Concepção, Gestão e Avaliação de Projetos em Educação e Formação".
O estudante e porta-voz do grupo, Paulo Gomes, explicou que o projecto surgiu “desde o início do ano lectivo, a professora disse-nos que devíamos preparar um projecto colectivo, após fazermos uma pesquisa dos lugares onde podíamos desenvolver esta actividade, encontramos este espaço. A ideia surgiu dentro do contexto de avaliação da disciplina”. Com esta iniciativa, os alunos da Uni-cv pretendem melhorar as condições de vida e o sucesso escolar das crianças e adolescentes do Centro de Emergência Infantil, reforçar a amizade e o convívio entre as crianças e adolescentes; proporcionar oportunidades de prática da leitura e ainda colaborar na satisfação das necessidades básicas das crianças, como alimentação, vestuário e higiene.
Do leque de actividades programadas para hoje fazem parte dinâmicas com as crianças, sessão de histórias, teatro com fantoches, conversa sobre sexualidade e saúde reprodutiva direccionada para os adolescentes, lanche-convívio e ainda entrega dos donativos recolhidos pelos próprios alunos. Paulo Gomes afirmou ainda que, de forma colectiva, a iniciativa fica por aqui, mas que individualmente há vontade por parte dos alunos universitários de continuar. O que a acontecer é benéfico para as crianças que o centro acolhe, conforme disse Ana Paula Lopes, coordenadora do Centro de Emergência Infantil.
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Como sabemos, a via educação, a questão socioeducativa é uma das áreas importantes para a inclusão social, por isso quando foi-nos feito esse pedido, nós não recusámos porque entendemos que a educação é primordial para a inclusão social e para o desenvolvimento das crianças. Por isso não hesitamos e acolhemos de boa maneira esta parceria. E esperamos que continue e, nesse sentido, já apelamos a outras universidades no sentido de desenvolverem actividades idênticas”.
Ainda no âmbito desta iniciativa, as crianças receberam livros didácticos, ofertados pelo Instituto Camões, material que, segundo a Coordenadora do Centro, “vai reforçar as crianças do Centro de Emergência, no que tange ao reforço escolar, e contribuir para minimizar o insucesso escolar”.
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